Duca Enrico

Começo este Blog escrevendo de um produto da minha amada ilha. Não posso fazer menos que citar um vinho verdadeiramente histórico da enologia siciliana, o Duca Enrico.

Tudo começa na metade dos anos 60 quando o enólogo piemontês Franco Giacosa, depois de ter dado uma breve consultoria na Sicilia, aceita o convite de fazer parte da equipe da Duca di Salaparuta em Casteldaccia na província de Palermo (1974).

Visionário, mas sobretudo sensível à realidade local, Giacosa desenvolve um projeto de vinificações e de seleções de uvas provenientes de vários vinhedos privilegiados, classificando-as de acordo com suas próprias características.

Na planície de Gela concretiza aquilo que era o convite da Casa Vinícola, fazer um vinho que pudesse competir com outros mundialmente. Qualquer coisa de impensável para a realidade local da época.

Estamos falando do nascimento de um grande Nero D`Avola ( Primeira safra em 1984), feito na região centro-meridional da Sicilia, exatamente na zona de Butera e Riesi. Em um solo misto de calcário-silicio, de vinhedos cultivados a alberello (pequena árvore) típico da Sicilia, com baixa produção por cepa. A maceração dura aproximadamente 10 dias e com o término da fermentação malolatíca o vinho amadurece por pelo menos 18 meses em toneis franceses, para depois envelhecer mais 18 meses na garrafa a temperatura controlada.

Se hoje bebemos Nero D`Avola, uma grande parte desse mérito o devemos a esta cantina, que entre outros produz o Vinho Corvo a quase 200 anos (engarrafamento do Corvo inicia em 1824).

Em suma estamos falando de uma cantina histórica e legendária da Sicilia.

Degustação: Duca Enrico 2009 Duca di Salaparuta

Cor – Vermelho rubi com reflexo granado

Perfume – Complexo de frutas maduras, alfarroba, pétalas de íris, violetas passificadas e uma gama de várias iguarias.

Sabor – Ainda potente mas refinado com seus taninos bem presentes, boa estrutura, redondo pela sua idade.

Personalidade própria, bem integrado à madeira com um bom final de boca.

Classificação no Blog: IL VINO

One thought on “Duca Enrico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *