Savuto Rosso

Esta vez provo um vinho da Calabria, região que esta procurando acordar de um longo sono.

De incontestáveis tradição e por isso vale lembrar que produz ao sul de Locri o Greco Branco (passificado) que junto ao Moscato de Siracusa são historicamente os vinhos mais antigos da Italia.

Com todo respeito ainda hoje são poucos os produtores que se destacam no panorama regional ainda por que este verdadeiro e autentico sul não tem ainda assimilado o mundo moderno.

No Brasil são pouquíssimos os exemplares que encontramos desta região.

Quando o provei (Feira de São Paulo) não sabia o que era, mas gostei de imediato, um vinho como nos costumamos dizer na Italia de buona Stoffa.

Este vinho é produzido no lado Oeste da Calabria na anonima Savuto DOC (Savuto é um rio que corta está região) área que debruça no mar Tirreno quase de frente para as ilhas Eolias, de um produtor renomado e sério a família Odoardi que possuem suas terras tanto em Cosenza quanto em Catanzaro.

Se trata de um Blend bem orquestrado: 45% Gaglioppo, 25% Aglianico, 5% Greco Nero, 20% Magliolo Canino, 5% Nerello Cappuccio.

Degustação: Savuto DOC 2013 Odoardi

Cor – Rubi intenso

Perfume – Aromas florais se entrelaçam com frutas vermelhas como a cereja e a amora, assim como são presentes pequenas nuanças de temperos junto com pó de café e leve toque de chocolate.

Sabor – Pleno, confirma na boca as mesmas frutas percebidas no nariz, bons taninos presentes e envolventes, finos mas nunca agressivos, um vinho bem calibrado e prazeroso.

Classificação no Blog: VINO VINO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *