Tenuta Capofaro Malvasia Salina 2011 • Tasca d’Almerita

Um vinho produzido em uma das ilhas vulcânicas mais belas do arquipélago das Eólias (Salina), por esta razão que em época antiga os vinhos ali produzidos eram chamados  do ‘’vinho dos vulcões”.

A Malvasia delle Lipari é produzida nas variantes: Natural, Passito ou Liquorosa.

Casta de origem incerta já que a Sicilia foi um suceder de dominadores que nos seus navios traziam também mudas de videiras.

Esta uva possui uma bela carga aromática especialmente as plantadas nas ilhas Eólias.

Este vinho é produzido pela vinícola Tasca d’Almerita, uma família que com história, habilidade, sabedoria e inovação produz vinhos aristocráticos.

A disciplinar DOC Malvasia delle Lipari (que também inclui a sua produção na ilha de Salina e não só na ilha de Lipari) prevê a adição de 5 a 8% da uva Corinto Nero para trazer ao produto cor, aromas e autenticidade local, mas a Tasca d’Almerita não adiciona a 2ª uva transgredindo a regra local com o desejo de criar um vinho doce fora dos padrões standards, por isso este vinho não é um DOC mas sim um IGT (Indicação Geográfica Típica).

Degustação: Tenuta Capofaro Malvasia Salina 2011  Tasca d’Almerita

Cor – Amarelo bem dourado.

Perfume – Traços de Damasco, Uvas passas, Figo e Plantas silvestres Mediterrânea (Vassoura), de boa persistência aromática.

Sabor – Levemente salino e moderadamente doce ao mesmo tempo, fresco e de boa acidez, o final de boca é preservado de um ‘’açúcar’’natural elegante.

Com certeza um vinho que representa os esforços heróicos de uma enologia histórica, de difícil interpretação perante o mundo globalizado.

Classificação no Blog: IL VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *