Dogliani DOCG 2012 Aldo Clerico

Esta pequena cantina (a de Aldo Clerico), possui poucos vinhedos situados numa área “nobre” onde inclusive é possível produzir   o DOCG Dogliani na região de Monforte d´Alba-Cuneo no Piemonte, terra predileta da casta Dolcetto.

Esta região ao sul do Piemonte parece ter um clima mais fresco e equilibrado e isto faz que as uvas se beneficiam ficando mais aromáticas.

Esta videira é difundida em todo o território do Langhe, mas prefere ainda solos mistos (calcário e argila) e a área Dogliani é exatamente isto.

As comunas pitorescas que compõe Dogliani são pequenas vilas rústicas algumas delas fundadas e construídas pelos romanos (Dogliani, Farigliano, Clavesana) e as outras (Bastia, Belvedere Langhe, Ciglié, Monchiero, Rocca, Roddino, Somano) foram construídas em época medievais na parte alta das colinas para se defender contra as invasões dos sarracenos.

Enfim estou comentando uma região muito importante para o Piemonte e para a casta Dolcetto.  

Degustação: Dogliani DOCG 2012  Aldo Clerico

Cor – Cor intensa mas com leve evolução granada.

Perfurme – Uma trama aromática bem diversificada e de qualidade, desde aromas de frutas de bosques as ervas aromáticas de cozinha (tomilho, folhas de louro, etc), contém uma bela gama olfativa, complexa.

Sabor –  Todo o conteúdo olfativo se reapresenta na boca com uma veia tânica bem presente mas fina, meio incomum para uma casta como a Dolcetto. De bom corpo, boa estrutura e um bom final de boca. 

Devido a safra e a casta  este vinho contém qualidades de sobras.

Classificação no Blog : Vino Vino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *