Campo al Mare 2013 Bolgheri DOC Tenute Ambrosio & Giovanni Folonari

Bolgheri é um território particularmente diferente do resto da Toscana.  Área localizada ao longo das praias “Etruscas” da costa da província de Livorno.

Uma corrente de pequenas colinas correm paralelamente ao litoral formando um corredor onde ali se encontram os vinhedos. As colinas protegem os vinhedos dos ventos frios invernais e este corredor no verão cria correntes refrescantes que aliviam as plantações das altas temperaturas.

A proximidade do mar reflete uma forte luminosidade e o solo desta pequena região é bastante variado (marinho, calcário, calcário com argila, vulcânico e pedregulho). Vale mencionar que nesta área nasceu o famoso vinho Sassicaia em referimento aos Sassi (pedregulhos na língua italiana) que se encontram nos vinhedos onde é produzido este vinho.

As castas mais plantadas nesta região são a de corte bordalês (Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc) e as brancas Vermentino, Sauvignon Blanc e Viognier. Nos últimos anos a Syrah e a Sangiovese estão sendo introduzida nos campos.

Nesta região os primeiros vinhedos aparecem nos anos 40, isto porque os idosos em época anterior diziam que não se faziam bom vinhos em terras próximas do mar.

Ao meu ver seriam várias as teses para poder afirmar isto, talvez se plantavam castas erradas em “lugar certo” ou ainda a vinificação era ainda pouco técnica e portanto mal sucedida.

Fato este que hoje dentro do panorama italiano e internacional esta região cada vez mais está nos holofotes devido as qualidades inegáveis dos vinhos ali produzidos.

O vinho Campo al Mare  produzido pela vinícola Tenute Ambrogio e Giovanni Folonari provavelmente tem este nome em referimento que o Campo = vinhedo é proximo do Mar = Mare.  Esta cantina já é bem reconhecida  e produz vinhos em outras áreas da Toscana, mas recentemente também adquiriu terras em Bolgheri.

Este vinho estagia na madeira por 1 ano e ele é feito de um blend : 60% Merlot, 20% Cabernet S., 15% Cabernet F., e 5% Petit Verdot.

Degustação: Campo al Mare 2013 Bolgheri DOC  Tenute Ambrosio & Giovanni Folonari

Cor – Vermelho bem intenso.

PerfumeIntensos perfumes de frutas vermelhas de bosques ( Amoras e Mirtilos ) se misturam com notas Defumadas, Alcaçuz e leve Baunilha.

Sabor – Um vinho de estrutura, potente mas refinado. Os tâninos justamente estão presentes mas não são agressivos, a acidez é muito boa e o retrogosto bem marcante.

Um vinho que se conecta de imediato na boca mostrando as suas qualidades e tons, um corte bordalês não cansativo e nem pesado, fala francês mas elegante como os vinhos modernos italianos.

Classificação no Blog:  Vino Vino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *