Vinitaly 2017

A poucos dias terminou na bela cidade de Romeo e Julieta (Verona) a maior feira de vinho da Itália, que ocorreu do dia 09 ao dia 12 de Abril.

Um evento “Mágico” gigantesco que movimentou e atraiu muita gente do mundo inteiro (Jornalistas, Importadores, Sommelieres, Winelovers, Blogueiros, Proprietários de Restaurantes e de Hotéis entre outros).

Pelos organizadores do evento este ano a Vinitaly recebeu 130 mil visitantes (48 mil estrangeiros) vindo de mais de 140 países.

Os poucos dias de feira (por minhas experiências passadas) são insuficientes para conhecê-la por inteira, muitos workshops, degustações conduzidas,  pavilhões e stands a serem visitados, realmente impossível conhecer tudo que ali é apresentado.

Com mais de 4.270 empresas expositoras a Vinitaly se confirma como o evento internacional de vinho mais importante do mundo.

Nos 4 dias foram realizadas mais de 400 conferências, seminários, encontros de formação sobre o mundo do vinho e assim como citado antes mais de 250 degustações entre elas uma em homenagem aos 50 anos do Sassicaia (em vertical).

A Vinitaly representa a vitrine do Made in Italy no que se refere a vinhos e destilados com suas tendências de mercado e lançamentos, um laboratório de terroirs, ideias e sabores.

Tantas coisas são reveladas numa feira como esta, por exemplo, que a Itália cada vez mais produz vinhos “bio” ou “sustentáveis”, um fenômeno que não é uma moda passageira. Também mostrou índices de crecimento de algumas videiras específica autoctonas em 2016 tanto para o consumo interno quanto para o externo.

A Vinitaly também tem a função de classificar, gerar balanços e responder as perguntas acumuladas ao longo do ano a um público geralmente curioso e ganancioso por respostas.

Este ano com mais espaço físico e novos pavilhões a Vinitaly contou com a presença de vinícolas vindas dos Estados Unidos e de outros países que nunca estiveram neste evento e também o retorno de algumas das maiores vinícolas da Itália como a Cantine Pellegrino que estava ausente a 5 anos e que inclusive recebeu 2 prêmios no evento. 

Conversando por e-mail com o sempre gentleman Massimo Bellina (Manager-export da Cantine Pellegrino) o mesmo me revela que voltaram a feira para apresentar ao publico uma nova linha de produtos, um lançamento que se chama “Tenute di Famiglia” o que significa em português “Propriedades de Família”. Que no caso seriam 2 brancos e 2 tintos (um Grillo, um Catarratto, um Nero d´Avola e um Syrah) todos com rótulos estilo retrô.

Vários foram os prêmios concedidos as inúmeras cantinas, mas ao meu ver o prêmio vai a todos os expositores que ali estavam, porque claramente cada um deles contribuiram para o glamour deste evento.

A próxima (52ª) edição da Vinitaly está programada para acontecer do dia 15 até 18 de Abril de 2018, período em que organizarei uma viagem para Itália com percurso guiado por mim na Vinitaly e em outras localidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *