Cirò Rosso Classico DOC 2014 • Librandi

Mais uma vez comentarei de um vinho do sul da Itália.

Agora será a vez do Ciró, além de ser um vinho é também uma comuna italiana da região da Calabria na Província de Crotone, que se estende a partir da orla marítima (Ciró Marina) até adentrar na Sila (vasta aérea montanhosa da Itália meridional).

Este vinho pode ser produzido em todo o território das comunas de Ciró e Ciró Marina e em parte das comunas de Cutro, Melissa e Cruccoli.

Vinho este produzido com a casta típica local Gaglioppo, presente praticamente em toda a Calabria. Os vinhos feitos com ela resultam de cor clara, sua marca registrada e portanto não é um defeito, com boa tanicidade e uma bela gama de aromas.

A Cantina que produz este Ciró é a Librandi, uma família que a  quatro gerações procura exaltar o patrimônio enológico local, através de incansáveis pesquisas feitas nas 6 propriedades “Tenute”  contendo aproximadamente ao todo 230 hectares de vinhedos.

Uma família apaixonada pelas suas origens, aplicada em escrever ainda o futuro da Calabria.

Este rótulo talvez seja por alguns aspectos econômicos o vinho d´entrada da vinícola. 

Degustação : Ciró Rosso Classico DOC 2014 – Librandi

Cor – Ruby bem claro, sem tonalidade de evolução.

 Perfume – Uma gama de frutas vermelhas (morango e cereja), pele de tomate, de boa persistência olfativa interligada com aromas de componentes de ervas aromáticas.

 Sabor – Mesmo sendo de corpo meio leve tem uma boa consistência e um leve traço tânico que dá um pouco de sustenção ao vinho.

De bom frescor e acidez é bem saboroso com levíssimo retrogosto salino e defumado.

Um vinho que mantém a identidade da casta e do território dentro da taça, fácil de beber mas de personalidade inegável.

Classificação no Blog : Vino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *