Barbaresco DOCG Riserva 2005 Vigneti in Pajé Produttori di Barbaresco

Barbaresco, uma região em Langhe no Piemonte repleta em tradições eno-gastronomicas  (tartufo branco, queijos locais e carnes preciosas).

A poucos quilômetros da cidade de Alba, esta região é famosa assim como a de Barolo por produzir a famosa variedade local a Nebbiolo.

Plantada sempre nas melhores posições das colinas, a Nebbiolo é uma casta de maturação tardia suscetível as pequenas variações da composição do solo e do clima, quase sempre a Nebbiolo oferece vinhos de grande personalidades e complexidades.

Barbaresco para muitos é considerada a versão feminina do Barolo (considerado mais rude, austero), por ter taninos mais suaves e elegantes .

Na verdade o solo de Barolo é composto aproximadamente de 30% de areia, 55% argila e 15% de calcário enquanto em Barbaresco a composição de areia é maior em comparação com a argila, portanto solos com características principais diferentes e resultados nem sempre óbvios.

Dentro da região de Barbaresco temos vários territórios (vinhedos, crús) com características diferentes entre si por solo, luz, clima, altitude (Ovello, Montefico, Montestefano, Pajé, Muncagota, Asili, Pora, Rabajá, Rio Sordo, Martinenga, Roncagliette e outros), obtendo assim vinhos com nuances diferentes  conforme a  sua  proveniência de cultivo.

A vinícola Produtora deste Barbaresco foi fundada em 1958, mantém hoje cerca de 50 membros (pequena cooperativa) que controlam as melhores áreas históricas, só manuseia a casta Nebbiolo e em safras especiais produz e comercializa  9 Barbaresco Riserva (Asili, Rabajá, Rio Sordo, Ovello, Montestefano, Pajé, Muncagota, Montefico, Pora) além dos vinhos mais simples classificados de Nebbiolo Langhe.

Neste caso estou provando um Barbaresco Riserva Paje 2005, um Nebbiolo que ficou estagiando aproximadamente um  36 meses em barriques de carvalho que macerou antes por um 30 dias a temperatura controlada em tanque de inox.

A safra 2005 em Barbaresco pode ser considerada clássica, a maturação adiantada jogou a favor fazendo evitar 5 dias de chuva nos primeiros dias de Outubro.

Barbaresco DOCG Riserva 2005 Vigneti in Pajé  Produttori di Barbaresco

Cor – Vermelha com tonalidade granada, halo aquoso presente mas não exagerado pela idade.

Perfume – Aromas evoluídos concretamente terciários, complexos perfumes terrosos de cânfora, couro velho, fumo e ervas mediterrâneas.

Sabor – Pela idade talvez sobrou pouca acidez viva, os taninos justamente refinados mas lineares são presente de forma homogênea e discretas.

Um vinho que ainda por bem ou por mal conheceu os sinais do tempo, de classe ultra fina onde a marca é a elegância.

Classificação no Blog: Il Vino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *