Guia Gambero Rosso 2018

Finalmente o esperado guia Gambero Rosso 2018 saiu, premiando as várias categorias e concedendo os famosos “3 Bacchieri” aos melhores vinhos da Itália.

Um guia que acompanha o progresso da nossa viticultura em três décadas, mostrando tendências, gostos e mudanças.

Este ano o prêmio para a Cantina do Ano foi a Masi do Veneto (Vinicola histórica) enquanto para o Viticultor do Ano o prêmio foi para Stefano Amerighi, que produz Syrah em Cortona (Toscana) num projeto que começou em 2002. Para a Viticultura Sustentável o prêmio foi entregue a Marcello Lunelli (vice-presidente da Cantine Ferrari em Trento) e para a Cantina Emergente o prêmio foi para a Vinicola Spiriti Ebbri instalada na Calabria, região que aos poucos tenta procurar o seu espaço dentro do panorama italiano.

Entre os “3 Bacchieri” melhores da Itália (mais de 400 rótulos este ano) o guia elegeu o melhor por categoria: o melhor bolhas, o melhor branco, o melhor tinto e o melhor vinho doce do Ano.

O vinho escolhido na categoria bolhas foi Marcalberto Extra Brut Millésimo 2mila 12 da Cantina Marcalberto em Cuneo no Piemonte.

O melhor branco vem da região da Irpinia sul da Itália, e o seu nome é Fiano di Avellino Pietramara 2016 produzido pela Cantine I Favati em Cesinali/Avellino (Campania), o tinto é o Valtellina Superiore Sassella Rocce Rosse Riserva 2007 produzido pela Cantina Arpepe da Família Pelizzati Perego que a muitas gerações cultiva com paixão e conhecimento a difícil mas soberba Nebbiolo que em Valtellina (Lombardia) é chamada de Chiavennasca.

O último prêmio para a categoria Dolce dell´Anno (vinho doce do ano) foi para a minha felicidade para a minha amada Sicília, exatamente para a Malvasia delle Lipari 2016 produzido pela Cantina Caravaglio no distrito de Malfa na ilha de Salina.

Ao meu ver um guia, que como os demais no mundo sempre acabam deixando de lado alguém (vinícolas, viticultores) ou alguns (rótulos) que mereceriam estar presente.

De qualquer maneira, um guia que através de um trabalho árduo tenta sempre ser uma referência, divulgando o que tem de melhor dentro da enogastronomia Italiana já que premia também restaurantes, bares e até azeites.

Vale sempre a pena bisbilhotar as páginas do guia.

Arrivedeci e alla prossima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *