Teroldego Vallagarina IGT I Dossi 2016 – Roeno

Caro leitor, quando normalmente se comentam sobre vinhos do Veneto, automaticamente nos remetemos ou pensamos nos clássicos daquela terra, (Prosecco, Bianco di Custoza, Soave, Bardolino, Valpolicella, Amarone, Recioto, etc) no caso o vinho que mencionarei nesta postagem é fruto da uva (Teroldego) típica da região do Trentino Alto Adige mas plantada neste caso ao norte do Veneto, divisa exatamente com o vizinho Trentino.

A região em questão se chama Terreforti ou também de Valdadige, neste recanto do Veneto encontramos uma paisagem muito similar ao Trentino.

A casta Teroldego é famosa num território que se chama Campo Rotalino (Trentino) onde exprime quase sempre suas melhores qualidades.

Os vinhos produzidos com esta casta resultam de cor escuros, corposos, aromaticamente complexos e de bom envelhecimento.

A vinícola que produz este róulo é a Roeno, uma das poucas instaladas neste território (Terreforti) de condução familiar fundada nos anos 60 por Ronaldo Fugatti.

Mais uma vinícola preciosidade da enologia italiana que produz vinhos com castas usadas naquele eixo como a Marzemino, Enantio, Muller Thurgay, Gewurztraminer, Riesling entre outros.

 

Teroldego Vallagarina IGT  I Dossi 2016 • Roeno

Cor – Ruby bem escuro e intenso. 

Perfume – De frutas escuras de bosque (mirtilo), leve mentolado e nuances de alcaçuz.

Sabor – De gosto intenso, concentrado, corposo com taninos ainda não relaxados  mas com “acabamento” fine.

Um produto que esta dentro dos parâmetros confeccionados com esta casta, ainda jovem, precisa de mais tempo para melhor aprecia-lo.

Classificação no Blog: Vino

One thought on “Teroldego Vallagarina IGT I Dossi 2016 – Roeno”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *