Sfursat di Valtellina DOCG 2008 • Rainoldi

Um dos vinhos raros e especiais italianos, pouco difuso e conhecido o Sfursat di Valtellina é produzido na Lombardia, região notoriamente famosa pelos espumantes Franciacorta.

A Valtellina é um longo vale quase fechado entre montanhas dentro da província de Sondrio, território perto da divisa com o sul da Suiça.

Nesta região a uva Nebbiolo (chamada localmente de Chiavennasca) que na famosa vizinha região do Piemonte serve para confeccionar os famosos Barolo’s, Barbaresco’s, Gatinhara’s e outras DOC e DOCG, aqui a tradição local manda a passificar as uvas por cerca de 3 meses antes de vinifica-las, obtendo assim tecnicamente um passito tinto seco que a partir de 2003 obteve o selo de DOCG (Denominação Origem Controlada e Garantida).

Um vinho que por lógica de preparação (desidratação das uvas) e pela topografia de território  diferente dos “Primos Piemontês”.

A cantina Rainoldi que produz este vinho é uma grande realidade dentro de um contexto territorial, uma vinícola que mantém inalterada as formas de produzir os seus produtos repletos de tradições culturais, preocupadas também em ações sócias (dentro da Lombardia) como o combate e ajuda de quem tem câncer.

Uma verdadeira pequena cantina que possui unicamente 7 hectares de vinhedos fracionados em  pequenos terraços descendentes.

Ela produz poucos rótulos e só 2 uvas em seus vinhedos (Nebbiolo e Sauvignon Blanc), entre os confeccionados com a Nebbiolo vale mencionar o Espumante Metodo Classico rosado (La Cuvee Maria Vittoria) produzido assim como o Sfursat di Valtellina não todos os anos, só nas melhores colheitas.

Enfim vale salientar e lembrar que as uvas foram desidratadas por 3 meses e este Sfursat descansou 20 meses em barricas de carvalho e mais 1 ano na garrafa.

 

Sfursat di Valtellina DOCG 2008 – Rainoldi

Cor – Granada

Perfume – Intensos e complexos aromas de uvas secas, grafite, folhas secas de tabaco, flores desidratadas, praticamente uma rica gama de aromas terciários

Sabor –  Preenche a boca de forma enérgica, vigorosa, plena.  Um vinho harmônico por ter ainda ótima acidez e finos taninos com final elegantemente persistente.

Ao meu ver um vinho também de meditação, um grande vinho de uva Nebbiolo fora do Piemonte.

Classificação no Blog : IL VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *