Lacrima di Morro d´Alba Superiore Quercia Antica 2015 • Velenosi

A Lacrima de Morro d´Alba é uma casta autoctona da região do Marche e não tem nada a ver com os vinhos produzidos na cidade de Alba no Piemonte como alguns erroneamente pensam.

Esta casta tem origem muita antiga, tanto é verdade que através de textos se tem notícia que já em 1167 era o vinho preferido de Federico Barbarossa (Imperador Romano-Germanico) que naquela época conquistou o Castello di Morro d’Alba.

A característica desta casta é muito particular e peculiar de fato quando atinge a sua maturidade a casca se rompe deixando sair algumas gotas, lágrimas por isso os produtores locais decidiram chamá-la de “Lacrima”.

Apenas em 1985 merecidamente este vinho recebeu o status de DOC, permitido de produzi-lo somente em algumas áreas da Província de Ancona.

Quem produz esse rótulo é a Cantina Velenosi, vinícola que foi fundada a pouco mais de 3 décadas (1984), mas tem recebido nos últimos anos prêmios confiáveis.

 

Lacrima di Morro d´Alba Superiore Quercia Antica 2015 • Velenosi 

 

Cor – Rubi intenso e denso.

Perfume – Nota bem definida, prepotente de noz-moscada, frutas escuras com fusão de flores como violetas e rosas.

Sabor – Um vinho de charme inimitável, muito prazeroso, de estrutura sólida, com taninos elegantemente mansos e aristocráticos.

Um vinho que de imediato se contradestingue pela sua rica carga aromática e pela estrutura harmônica no palado.

Classificação no Blog: Il Vino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *