Le Contrade dell´Etna 2019 (Evento dos Vinhos do Etna)

Este evento reunirá uma grande concentração de produtores do Etna nos dias 14 e 15 de Abril no Castello Romeo em Via Montelaguardia, 15 na Comune de Randazzo (CT).

Andrea Franchetti (produtor renomado local) deu start a este evento a partir de 2007 com a intensão de promover os vinhos peculiares do Vulcão Etna, suas Contrade (nome que se dava no passado a pequenas e antigas propriedades no Etna) e suas castas nativas utilizadas para fazer os Etna Rosso (castas Nerello Mascalese e Nerello Cappuccio) enquanto para fazer o Etna Bianco (casta Carricante).

Este evento mostra como no Etna os vinhos são tão diferentes em função das vinhas terem sido plantadas em fluxos de lavas de erupções de épocas diferentes, microclimas e outros fatores que determinam como este vulcão gera vinhos muito complexos que lembram pela sua elegância os Borgonhas (Pinot Noir) tão diferentes do nosso onipresente Nero d´Avola.

Um território único dentro do panorama italiano que por motivos geográficos, culturais o por falta de marketing sempre ficou nas sombras dos vinhos blasonados da Italia.

Na última década várias cantinas sicilianas e italianas tem comprados propriedades no vulcão com o intuito de estarem posicionadas numa região privilegiada.

A união dos produtores (antigos e recentes) neste evento mostra um claro sinal que o potencial existe.

Como diz o ditado italiano, Roma non é stata costruita in un giorno solo – “Roma não foi construída em um só dia”, quero dizer que esta DOC terá aos poucos o seu justo posicionamento e reconhecimento dentro do panorama enológico italiano.

Vale acresentar que nesta região além dos brancos, tintos e roses, devido ao território vulcânico-mineral vários produtores estão produzindo espumantes muito interessantes.

Enfim um território com um futuro promissor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *