Riesling Praecipuus Venezie IGT 2015 • Roeno

Riesling Renano, una casta aromática, bem admirada pelos degustadores de vinhos brancos. Uma casta que pelas suas características e adaptações prefere territórios de clima frios ou pelo menos frescos. Estamos em Valdadige, um vale entre a região do Veneto e do Trentino bem ao norte da Itália em uma terra de fronteira chamada de Terredeiforti, a união das culturas e tradições desta duas regiões criaram uma identidade única.

A Azienda Roeno, administrada pela família Fugatti dedica a sua história/trajetória as castas de montanha, já que os seus vinhedos estão a 650 metros de altitude.

A tinta selvática local Enantio, as tintas tradicionais locais Marzemino e Teroldego assim como as brancas Gewurstraminer, Müller Turgau, Riesling, Pinot Grigio e Chardonnay, fazem parte das castas que se encontram nas propriedades desta vinícola bem conceituada e premiada. Vale citar que eles produzem também um vinho de sobremesa (feito com um blend de uvas brancas) chamado de Cristina premiado várias vezes pelos guias mais renomados da Itália.

Uma empresa de gestão familiar que como o seu fundador Ronaldo Fugatti acredita no potencial do território, preocupada em manter sempre em equilíbrio a biodiversidade. A vinícola produz mais de um rótulo de Riesling, no caso escolhi o Praecipuus que em latim significa, excelente e extraordinário.

 

Riesling Praecipuus Venezie IGT 2015 – Roeno

 

Cor – Amarelo palha, bem límpido e lúcido.

Perfume – Facilmente perceptível o reconhecimento da origem varietal da casta, assim como as notas hidrocarbonetos, notas minerais e neste vinho as frutas exóticas de damasco e abacaxi verde.

Sabor – A elegância, maciez, harmonia assim como a calibrada acidez o torna na boca extremamente bem acabado, fino, polido com excelente correspondência no nariz em referimento aos aromas (perfil tropical) encontrados.

Um produto que confirma e não só na tese que muitas áreas italianas do norte sejam propícias a produção dos vinhos brancos e que a Riesling mesmo não sendo uma casta italiana encontra aqui como em outras regiões italianas excelentes adaptações e com ótimos resultados.

Classificação no Blog: VINO , VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *