BAROLO MARIONDINO DOCG 2015 – PARUSSO

Barolo, sinônimo de vinho de alta complexidade notório por ser considerado o “rei dos vinhos ou os vinhos dos rei”.

A região de Barolo se encontra dentro de uma maior chamada de Langhe que em latim antigo significa línguas de terras. Que são inúmeras colinas alongadas com lados muito íngremes dispostos de modo de correr paralelos entre si para formar vários vales profundos e estreitos, consideradas generosas para produção de vinhos de altas qualidades, um território com abundante biodiversidade.

Por sua vez a região de Barolo é subdividida em pequenas comunas, distritos (Barolo, La Morra, Monforte, Serralunga d’Alba, Castiglione Falletto, Novello, Grinzane Cavour, Verduno, Diano d’Alba, Cherasco e Roddi apenas com partes de seus territórios).

Um verdadeiro complexo puzzle em diversidades de terroirs, difícil e longo em mencionar em uma só matéria.

Neste contexto a Nebbiolo (casta utilizada para fazer o Barolo, Barbaresco e outras DOC e DOCG) exprime em diversas facetas as irreverentes qualidades.

Dezenas de históricos produtores se reúnem (consórcio do Barolo) para obter este aristocrático vinho que nunca abdicou perante a diversidade de excelentes produtos aparecendo no mundo.

Na minha estadia prolongada na Itália em 2019 comprei por indicação de um renomado lojista de vinhos em Milano várias garrafas, entre eles o Barolo Mariondino Parusso.

A família Parusso adquiriu seu primeiro vinhedo em 1901 giustamente em localidade Mariondino em Castiglione Falletto e depois amplia a aquisição de outros vinhedos que foram integrados a vinícola.

Está cantina focaliza a sua produção com variedades autóctones típicas do Piemonte frutos dos 28 hectares de vinhedos dispostos entre Monforte d’Alba e Castiglione Falletto.

Atualmente produz 7 Barolo diferentes.

No caso o Barolo Mariondino é aonde tudo começou….

BAROLO MARIONDINO DOCG 2015 – PARUSSO

Cor – Rubi com leve tonalidade granada.

Perfume – Uma ampla variedade de frutas silvestres vermelhas e flores (pétalas de rosas secas) se alternam até se revelarem os “exóticos” aromas terciários (alcaçuz, couro, anis e folha de tabaco).

Sabor – De corpo notável, inteiro, taninos espessos e sólido de acidez. Persistência das frutas vermelhas com retrogosto longo contendo memórias de cereja azeda.

Um vinho robusto, complexo, bem equilibrado que possui claros legados arenosos do solo que são confirmados pelas notas florais em constante evolução com contrastantes sensações dos outros aromas.

Uma safra excepcional que o rendeu particularmente, único, fibroso, elegante e rico em taninos importantes e longos.

Um senhor BAROLO

Classificação no Blog: IL VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *