Mare Chiaro Cirò Bianco DOC 2021 – Ippolito 1845

Caro leitor, se passaram quase 30 anos de experiências e trabalhos com vinhos italianos e ainda percebo que por aqui (no Brasil) alguns vinhos italianos de algumas específicas regiões (Calabria, Ligúria, Molise…) são ainda uma “MIRAGEM NO DESERTO” digo isto pois a escolha de quem consome vinhos italianos recai sempre em regiões notórias e famosas como (Toscana, Piemonte, Veneto…) mais organizadas no marketing inclusive.

Alguns importadores se “esforçam” em trazer preciosidades provenientes de regiões menos famosas mas igualmente repletas de tradições milenares.

É o caso do vinho Cirò da região da Calabria.

Em 31 de Maio de 2017 postei uma matéria aqui no blog sobre um Cirò Rosso (nela meus seguidores puderam coletar algumas informações básicas sobre essa área DOC).

O DOC Cirò Bianco é produzido com o mínimo de 80% da casta Greco Bianco e o máximo de 20% de Trebbiano ou de outras brancas que são permitidas dentro da disciplinar dessa DOC.

A Greco Bianco parece ter origem milenar da vizinha Grécia. De fato os gregos colonizaram o sul da Itália (Magna Grécia) e trouxeram várias castas que com o passar do tempo viraram autóctonas italianas, é o caso dessa casta.

Nos jogos olímpicos da época grega os vencedores eram presenteados com este vinho do ” Deuses” (na versão branco, rosé e tinto), deixando assim um legado milenar no curriculum dessa DOC italiana.

Casta presente em grande escala nas províncias de Reggio Calabria e de Catanzaro, numerosas são as suas versões inclusive a de um ótimo “Passito” (Greco di Bianco), produzido na cidade de Bianco, por isso de Greco = nome da casta e Bianco = nome da cidade.

Produzida dentro de 770 hectares, da origem desde a vinhos leves até versões complexas e de importantes estruturas dependendo da sua maturação e proveniência de território.

A Vinícola Ippolito que produz este Cirò Bianco Mare Chiaro quis prestar homenagem ao mar Iônio (mar Jônico) que banha as esplêndidas costas da DOC Cirò. A Ippolito é a cantina mais antiga da Calabria, com mais de 170 anos de existência sempre foi motivada com a recuperação e valorizações das castas autóctonas brancas como a Greco Bianco e Pecorello e as tintas Gaglioppo, Calabrese e Greco Nero, produzindo vinhos na DOC Calabres mais famosa naquela região, lembrada pelos italianos mais preparados e conhecedores.

 

Mare Chiaro Cirò Bianco DOC 2021 – Ippolito 1845.

 

Cor: Cristalino, amarelo levemente dourado

Perfume: Intenso e persistente possui notas evocativas tropicais (manga seca), pêssego, pêra de montanha e notas florais (flores brancas)

Sabor: Bem fresco, de corpo médio com retrogosto de notas minerais, notas marinhas (notas de iodo) que evoca a brisa marítima.

Um vinho cativante que atrai desde o início do primeiro gole pela sua complexidade e elegância, essas notas iodadas no final de boca explica porque o produtor escolheu o nome Mare Chiaro a esse vinho.

Pessoalmente adoro estes vinhos que conseguem carregar o território e conferem uma experiência enológica muito autêntica.

Classificação no blog: IL VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *