Amarone della Valpolicella Clássico DOCG 2016 – Fabiano

O Amarone “continua um clássico” dos vinhos mais procurados pelos apreciadores de vinhos italianos, um produto do Veneto produzido nas imediações da Província de Verona em Valpolicella que nasceu por um erro de fermentação conforme matéria que publiquei em 10 de maio de 2017 aqui no blog.
O nome dessa vinícola vem do sobrenome do fundador que é precisamente Fabiano.
Francesco Fabiano fundou a vinícola perto da cidade de Venezia em 1912 e logo depois adquiriu mais propriedades no interior do Veneto em Verona onde inclusive se transferiu com toda a família pois percebeu que a região vinícola de Valpolicella estava em forte ascensão e crescimento.
Nos anos 70 começou a produzir altos volumes de vinhos para exportação, mas somente a partir dos anos 2000 que a vinícola teve um percurso de crescimento a nível qualitativo, concentrando os esforços para produtos mais preciosos e mais valiosos já que inclusive possuíam vinhedos históricos da região.
O vinho dessa matéria é produzido com as castas que são permitidas na DOCG, a Corvina Veronese, Rondinella, Molinara e uma pequena parte de Croatina, as mesmas após ser colhidas a mão são deixadas desidratar por volta de 4 meses, seguindo a antiga tradição. Após a fermentação em cubas de aço por cerca de 50 dias o vinho envelhece por mais 30 meses em grandes barricas de carvalho eslavo.

Após ser engarrafado esse vinho permanece por 3 meses dentro da vinícola antes de ser comercializado.

Amarone della Valpolicella Clássico DOCG 2016 – Fabiano

Cor – Vermelho Rubi com pequeno reflexo granato, límpido e de boa consistência.

Perfume – Clássicos aromas secundários e terciários de geleia de cereja, ameixa, florais (pétalas de rosas), alcaçuz e chocolate, bastante intenso e de ótima e ampla complexidade.

Sabor – De taninos robustos mas sedosos/macios, apoiado por um frescor adequado. Intenso com um retrogosto bem persistente que “entrega” os sinais das desidratação das uvas e sua complexa vinificação.

Classificação no blog: IL VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *