Roero Arneis DOCG 2019 – Cascina Boschetti Gomba

Roero Arneis, vinho produzido com a uva Arneis ao norte da Itália na região do Piemonte em uma área DOCG (Denominação de origem controlada e garantida) chamada de Roero.

Essa área a mais de 100 milhões de anos atrás era coberta pelo mar.

Presente a séculos na margem esquerda do Rio Tanaro, onde as colinas se caracterizam por um equilíbrio perfeito entre solos calcários e argilosos. Está videira tem um vínculo profundo com o seu território, cultivada antigamente junto com a tinta Nebbiolo, o que lhe rendeu o apelido/atributo de ” Barolo Branco”.

De produção moderada, sensível aos insetos e que nas estações quentes luta para manter níveis aceitáveis de acidez, esta videira estava desaparecendo no período entre a 1ª e a 2ª guerra mundial, a sua recuperação aconteceu a poucas décadas.

A vinícola Cascina Boschetti possuí vinhedos no coração de Barolo e em áreas vizinhas como Roero que foi adquirida em 2005.

Uma vida dedicada ao trabalho incessante na busca de um sonho, assim pode se resumir o que realizou o proprietário dentro da própria vinícola. Sergio Gomba produz aproximadamente 200 mil garrafas por ano dos quais pelo menos 90 mil de Barolo, uma boa parte da sua produção é exportada sobretudo para os Estados Unidos, Alemanha e pais emergentes.

O vinho em questão desta matéria é produzido nas vinhas que se encontram em Santa Vittoria d’ Alba (Província di Cuneo) onde a vinificação é feita em tanques de inox para poder melhor preservar todas as características organolépticas delicadas desta variedade.

 

Roero Arneis DOCG 2019 – Cascina Boschetti Gomba

 

Cor – Amarelo Palha

Perfume – Sutis e delicados aromas florais (flor de espinheiro), de frutas brancas (melão, pêssego branco), fruta seca e sálvia seca.

Sabor – Seco, harmonioso de média estrutura, frescor suave mas preciso com retrogosto de fruta seca (avelã e amêndoa) com levíssima nuance mineral/salina.

Um produto versátil pelas suas características organolépticas, companheiro ideal para frutos do mar, entradas a base de peixes, queijos de massa moles e outros pratos que são tradição do local de produção.

Vinho este que bem representa a face “oposta” dos vinhos tintos do Piemonte e da Italia

Classificação no blog: VINO, VINO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *