Merlot Sito dell´Ulmo 2011 –  Planeta

Planeta é o nome de uma vinícola siciliana fundada em 1995 com várias propriedades na ilha.

Uma empresa jovem, dinâmica, envolvida em pesquisas, projetos e na valorização dos territórios onde ela atua.

Um team de primos empreendedores (Alessio, Santi e Francesca Planeta) na busca incessantes de resultados.

Uma vinícola que sintetiza um pouco de cada recanto da Sicilia e os vinhos por ela produzidos (cerca de 20 rótulos). Rótulos estes que refletem justamente e amplamente tantos os territórios quanto as castas utilizadas (autoctonas e internacionais).

Por 2 anos consecutivos tive a oportunidade de visitar todos os vinhedos, cantinas e hotéis da vinícola e fiquei impressionado com a beleza das propriedades, com os cuidados na preservação das características arquitetônica dos prédios e com a qualidade dos seus produtos.

No caso este Merlot é produzido em Sambuca di Sicilia (Cantina Ulmo-Planeta) nas margens do Lago Arancio onde nasceu a vinícola. Um prédio que foi construído em 1500 praticamente uma relíquia histórica da nossa arquitetura.

A composição do solo é de textura média a profunda, com um esqueleto de pedregulhos, pouco calcário com frações de solo escuro. Uma corrente de ventos vem do Lago Arancio deixando os vinhedos sempre bem aerados.

Este vinho após ser confeccionado uma metade passa em barrique de primeiro uso por 14 meses e a outra metade em barrique de segundo uso também por 14 meses.

 

Degustação: Merlot Sito dell´Ulmo 2011 –  Planeta

Cor – Ruby compacto.

Perfume  –  No nariz revela belas notas de ameixa escura, groselha e violeta escura além de um traço balsâmico reforçado por um toque de menta e pimenta negra fresca.

Sabor  –  Na boca se apresenta amplo, tânico, adstringente, denso e vibrante. Um final de boca longo e persistente.

Um Merlot potente, de grande espessura, assusta a sua adstringência. Está safra ainda terá muitos anos de vida. Um vinho que mostra as grandes qualidades desta casta soberba com um toque de “sicilianitá”.

Classificação no Blog : IL VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *