Nerone di Calabria • Calabria IGT Rosso 2011 Criserà

Mais uma vez comentando um vinho da região da Calabria.

Uma região repleta de tradição muito antiga, mas ainda procurando um posicionamento dentro do mercado interno Italiano.

Não faltam os bons produtores como neste caso a Cantina Criserà, que a mais de 4 gerações se dedicam arduamente a uma viticultura com resultados de personalidade em um território quase impenetrável, de difícil prática para a viticultura, mas em contrapartida as dificuldades são superadas pelos resultados.

Esta vinícola produz uma boa gama de rótulos, focalizada principalmente em uvas autoctonas que naquela região são mais presentes (Greco bianco, Gaglioppo, Prunesta, Nerello Calabrese) devido a ser mais resistentes e por expressar as suas melhores qualidades.

Em mérito ao vinho que mencionarei nesta matéria vale citar que é um corte de Nerello Calabrese 70% e de Sangiovese 30% (esta última uva conforme o relato dos produtores locais, diferente da Sangiovese da Toscana por vários motivos) de uvas colhidas tardiamente de vinhedos que ficam a 800M ao nível do mar, o mosto fermenta em barris de carvalho e depois também se refina em outras barricas por cerca de 1 ano .

 

Nerone di Calabria  Calabria IGT Rosso 2011  Criserà

Cor – Rubi intenso e profundo.

Perfume – Aromas amplos e complexos de iguarias, café torrado, folha de tabaco e couro junto a umas frutas vermelhas de bosques no fundo. 

Sabor – De estrutura notável, taninos possantes e tensos. Na boca mantém as mesmas e ricas complexidades aromáticas com um belo e longo retrogosto.

Vinho que a meu ver precisa de várias horas de aeração para mostrar as suas inigualáveis qualidades. Um belo vinho que pela sua estrutura pode incomodar os principiantes.

 

Classificação no Blog : IL VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *