Lu Patri 2013 • Baglio di Cristo di Campobello

Baglio di Cristo di Campobello, uma empresa-boutique moderna e relativamente nova, já que foi fundada em 2000 com sua primeira colheita oficial-comercial em 2007.

Uma vinícola que em pouco tempo conquistou respeito e um lugar proeminente na Sicilia e dentro da Itália.

Administrada pelos proprietários família Bonetta, mas orientada com a assessoria de Ricardo Cotarella, enólogo famoso da Itália.

Cantina que se encontra em Campobello di Licata na província di Agrigento, com vinhedos próximo ao mar (cerca de 10 km) em áreas de colinas com solos únicos de pedras brancas e calcários.

Em minha viagem a Sicilia em Setembro de 2017 tive a sorte de visitá-la. Foi o proprietário Carmelo Bonetta (foto) que conduziu a visita aos vinhedos e a cantina.  Depois junto com o meu grupo almoçamos pratos únicos executados por um chef renomado que se deslocou do seu restaurante até a vinícola, enfim um privilégio para poucos.

Visitando a cantina pude conferir que para alguns vinhos a vinícola utiliza cubas especiais e diferentes, que são uma mistura de aço e madeira, isto para melhor gerenciamento de temperatura e bombeamento, assim não comprometendo a integração entre a tradição e a inovação na vinificação, algo realmente prático por alguns aspectos.

Nos relatos de Carmelo Bonetta, percebi um viticultor determinado, sério e sobretudo sortudo por fazer o que mas ama. Falante, sempre disposto a preencher as nossas dúvidas e transferir o seu conhecimento, que o faz também através de uma linguagem que se chamam vinhos autênticos.

Nesta minha postagem mencionarei um Nero d´Avola ícone da cantina, Lu Patri, que em dialeto siciliano significa O Padre, O Pai, um vinho feito com os vinhedos mas antigo da propriedade e com passagem em madeira por cerca de 15 meses.

 

Lu Patri 2013 • Baglio di Cristo di Campobello

Cor – Rubi intenso e ainda impenetrável.

Perfume – Uma trama intensa e elaborada de aromas de frutas vermelhas selváticas (amoras) com notas balsâmicas, ervas, iguarias (pimenta) e odores animais (pêlo molhado de ovelha). 

Sabor – Um vinho de impacto, mas em equilíbrio entre maciez e estrutura. Potente, firme, complexo, aristocraticamente tanico mas redondo. De retrogosto amplo e cumprido.

Um Nero d´Avola, como poucos.  Orgulho de uma casta típica siciliana que nos últimos anos tem sido um pouco internacionalizada .

Um vinho que pelo seu conteúdo levanta a bandeira da Sicilia.

Classificação no Blog: IL VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *