Frappato Firriato e Frappato Planeta e suas diferenças

Frappato, a casta siciliana repleta de bons aromas, originária da província de Ragusa, que em parceria com a notória casta Nero d´Avola constitui a única DOCG da Sicilia (Cerasuolo di Vittoria).

Nos últimos anos os produtores estão vinificando em pureza deixando claro ao mundo que junto com os vinhos do vulcão Etna (feito com as castas Nerello Mascalese e Nerello Cappuccio para os tintos e Carricante para fazer os Etna brancos) a Sicilia possui vinhos elegantes, refinados tão distantes e diferentes dos vinhos que fizeram a fama da ilha, considerados encorpados, quentes e poderosos.

Na realidade existe uma percepção de mudança de identidade por parte dos produtores, que tem em seu território uma grande alternativa comercial aliada a produtos que tem uma versatilidade na gastronomia local.

Normalmente estes vinhos são de cor rubi claros e transparentes com aromas intensos de ervas alecrins, tomilho e de frutas vermelhas como romã e morango.

Na boca são frescos, harmoniosos, algumas vezes salgados e minerais com taninos suaves, leves e equilibrados.

Eu pessoalmente os defino “fáceis de beber, mas não banais” são os meus preferidos em minhas refeições na Sicilia, já que são raros de encontrar no Brasil.

Pela primeira vez na mesma matéria  por motivos didáticos postarei  e comentarei 2 vinhos para comparar suas evidentes diferenças.

O primeiro Frappato é produzido a oeste da Sicilia pela renomada Firriato em Trapani, enquanto o segundo vinho é produzido pela Planeta, moderna e dinâmica cantina que possui terra em vários recantos da ilha entre elas a de Acate (Ragusa) ao sul-este da ilha em território arenoso avermelhado.

Mesmo tendo só um ano de diferença de safra o primeiro vinho se apresenta de cor rubi escuro e mediamente intenso enquanto o segundo da Planeta de cor rubi transparente, praticamente 2 mundo opostos já na primeira fase de degustação (Visual).

Na segunda parte da degustação (Olfativa) também os 2 vinhos são totalmente diferentes, parece que o primeiro da Firriato, quase fechado com aromas de frutas negras de bosco, pimenta negra e iguarias, enquanto o segundo Frappato da Planeta se declara imediatamente com os seus aromas afáveis, mais leves de ervas de cozinha e frutas vermelhas de maneira intensas.

A terceira parte da degustação (Degustativa) é também uma confirmação de quanto os 2 Frappato são opostos entre sim, o primeiro na boca tem estrutura mais sólida, compacta, enquanto o segundo tem frescor, elegância e leveza tanica, marca registrada da Frappato.

O primeiro vinho da Firriato por alguns aspectos técnicos nem parece confeccionado com uma Frappato, interessante como um território consegue imprimir diferencias.

Interessante é pensar sobretudo que os 2 vinhos tem uma leitura diferente da casta e portanto finalidade diferente em harmonização com pratos, e aqui deixo livre a imaginação inteligente do meu leitor.

O meu desejo é que tenha afiado e despertado curiosidade a vocês meus leitores por uma casta da minha querida terra.

Por gosto pessoal e por manter algumas características da casta, prefiro o segundo vinho, pois no verão combina com o calor sufocante da Sicilia, período em que a maioria toma vinhos brancos, mas este Frappato é hino aos tintos leves.

Alla Prossima

One thought on “Frappato Firriato e Frappato Planeta e suas diferenças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *