Lacrima Christi del Vesuvio Bianco DOC 2012 – De Angelis

O Lacrima di Christi del Vesuvio é um vinho histórico bem antigo, era já bem conhecido na época do Império Romano, produzido em volta do vulcão Vesuvio na Campania perto da notória cidade de Napoli.

Nessa região são produzidas as 3 versões: Branco com as uvas Coda di Volpe, Verdeca, Caprettone, Falanghina, Greco e o tinto/rosado com as castas Piedirosso, Sciascinoso e Aglianico.

A lenda deste vinho diz que, Deus reconhecendo no Golfo de Napoli que uma faixa de terra do céu tinha sido roubada por Lúcifer durante a queda em direção ao inferno, ele chorou e onde as lágrimas divinas caíram nasceram as videiras dos Lacrimas di Christi.

A pequena vinícola Cantine De Angelis está instalada nas terras pitoresca e generosa da famosa e turística Sorrento, proprietária a séculos, mas produzindo comercialmente só a partir de 1936.

Conduzida pelos filhos do fundador Gioacchino e Aniello De Angelis esta cantina produz poucos rótulos e mais de 200.000 garrafas por ano.

Preocupada em valorizar os vinhos desta região de solo misto vulcânico com vinhedos acariciados pela brisa do mar da bahia de Sorrento.

O vinho da postagem de hoje é um Lacrima di Christi del Vesuvio branco confeccionado com 60% da casta Caprettone e o restante com a notória casta local Falanghina.

 

Lacrima Christi del Vesuvio Bianco DOC 2012 – De Angelis

Cor – Amarelo palha bem límpido, transparente e brilhante.

Perfume – Aromas de flores, frutas maduras com cheiro de sal e defumado.

Sabor – De bom corpo, bom frescor com uma preciosa salgadura persistente.

Um branco que chama atenção pela sua salgadura tanto no nariz quando na boca o que faz um vinho de notável personalidade, mostrando plenamente o seu lugar de origem e plantio. Um vinho de expressão territorial.

 

Classificação no blog: Vino, Vino

2 thoughts on “Lacrima Christi del Vesuvio Bianco DOC 2012 – De Angelis”

    1. Boa noite, desculpe responder só agora. Não tinha absolutamente visto. Na próxima semana terei um Lacrima de Cristi del Vesúvio tinto para vender, pois trabalho só com vinhos italianos. ( não este branco que está na matéria). Meu contato 19/ 99249.4576 Davide

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *