Degustação em vertical Vinícola Terra Costantino

Caros amigos, no dia 26 de Maio fui visitar uma cantina no Etna para participar de uma degustação em vertical (safra 2013/2014/2015/2016/2017 e 2018) de vinhos brancos a base de um blend Carriccante, Catarratto e Minella usadas justamente para fazer o Etna branco.

A pequena Vinícola se chama Terra Costantino, uma pequena cantina de verdade a condução familiar, com 10 hectares de vinhedos cultivados em agricultura biológica de médios platôs dispostos em várias orientações. Localizado na fração de Viagrande, pequena comuna da cidade de Catânia no versante Sul-Est do majestoso Vulcão Etna.

O filho do proprietário o Sr. Fábio, pessoa bem disposta nos levou primeiro a conhecer os vinhedos e uma ruína de 1700 que faz parte íntegra da propriedade onde naquela época se produzia o vinho, obviamente uma relíquia.

Depois o mesmo nos conduziu para uma sala na cantina principal onde demos início a degustação.  Um painel de brancos, que resumindo brevemente com exceção da safra 2014 já com sinal visual evidente de evolução (amarelo dourado) os demais mostravam que as safras estavam todas com a mesma cor (palha). Uma bela façanha eu diria por parte do produtor, algo que mostra uma produção controlada e capacitada.

A safra 2014 vale ressaltar não tinha ainda sinais de oxidação no olfato, somente visual. Os aromas já não eram iguais, cada copo, cada safra mostrava como uma vertical é didática. Uma safra mantinha mineralidade, uma outra eram as frutas secas ou defumados com sapididade, uma outra tinha aromas de plantas selvagens que nascem espontaneamente naquela região rústica, assim também as diferenças no quesito gustativas, enfim cada copo totalmente diferentes, mesmo por um despreparado as evidências diferenças eram plausível.

Uma oportunidade única , pelo conteúdo didático, pelas informações recebidas e principalmente por ser recebido por mais uma família disposta a manter vivas suas raízes.

Agradeço a Fabio e sua família Costantino pelo carinho e seu extremo profissionalismo.

Viva o terroir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *