Visita Evento Le Contrade dell’ Etna

Fui visitar pela primeira vez o Evento Le Contrade dell’Etna logo no primeiro dia. Tudo aconteceu num cenário bem bucólico aos pés do lado norte do Vulcão Etna, território notoriamente famoso pela qualidade dos vinhos ali produzidos.

O Castelo Romeo foi o lugar escolhido para sediar o encontro entre os produtores e os apaixonados/curiosos por vinhos deste território. A paisagem em volta era um puzzle de vinhedos, muito próximo da parte alta do vulcão portanto com uma vista bem marcante, um claro sinal que o lugar não foi escolhido a toa.

Enquanto eu degustava os vinhos olhando pelo majestoso vulcão, percebia os milhares de visitantes que ali estavam pelo mesmo motivo, provar vinhos provenientes de vários pequenos vinhedos (Crus) e de vários lados do vulcão.

A casta Carricante usada para produzir os Etna brancos e as tintas Nerello Mascalese e Nerello Cappuccio para produzir os Etna tintos mostram que o território é digno de sua reputação. Os vinhos oferecidos pelos produtores eram todos da safra 2018, praticamente a última, portanto a maioria deles ainda não prontos.

Alguns brancos estavam fechados aromaticamente e muitos tintos ainda nanicos. Vale salientar ao leitor  que os vinhos do Etna são bastantes complexos e as safras  bastantes instáveis. No Brasil ainda temos poucas opções a provar, isso provavelmente por falta de interesse dos importadores e pelos preços altos dos mesmos, enfim melhor prova-los nas mãos e no lugar de sua produção e proveniência.

Uma experiência notável pela quantidade e qualidade das informações que se absorve.

Espero ter despertado pelo menos curiosidade a quem nunca provou um vinho do Etna que pode ser apresentado nas 3 versões (branco, rose e tinto) Aliás provei alguns roses de alta qualidade.

Mas contarei mais coisas destes vinhos preciosos em outra oportunidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *