Perricone One Sicília DOC 2017 – Castelluccimiano

Em minha estadia na Itália em 2019 comprei este vinho para presentear um querido amigo português, no mês passado (Junho 2020) o meu amigo me convidou para tomarmos juntos.

A casta Perricone a conheço muito bem pois é uma uva autoctona da Sicília ocidental eixo Trapani, Marsala e Palermo. Talvez a casta mais antiga da ilha muito utilizada como blend na produção do vinho fortificado Marsala Ruby.

Antigamente naquela região esta uva era chamada de Pignatello, pois plantada em terras vermelhas e solo argiloso, solo este que era usado para confeccionar as panelas de barros sicilianas chamada no dialetto local de “Pignata”, por isto a origem do seu nome.

Alguns textos enologicos italianos mencionam que nos anos 50 teve um declínio drástico e pouco interesse no plantio da mesma pois a produção do vinho Marsala estava em crise e os resultados na sua elaboração em varietal nem sempre era satisfatória pois aprensentava dificuldades no processo de vinificação.

Décadas se passaram, melhorias na agricultura deixou à mais moderna junto a vinificação mais precisa e de qualidade isso fez com que a Perricone voltasse a chamar a atenção dos produtores.

Uma casta importantíssima que não poderia desaparecer, pois é um patrimônio enologico siciliano.

Este rótulo é produzido pela discretissima Vinícola Castelluccimiano em Valledolmo (Província de Palermo) em fracionados vinhedos em altitudem que variam entre 700 a 1050 metros ao nível mar, portanto considerada uma viticultura de montanha. A filosofia desta cantina e a preservação do meio ambiente com agricultura biológica natural para proteger a biodiversidade local. Seus vinhedos são pequenos mosaícos naturais encaixados no lado do Parco delle Madonie, um parque, uma cordilheira protegida por possuir plantas e animais de espécies ameaçadas de extinção, um território naturalista protegido.

Esta vinícola produz pouquíssimos rótulos e focaliza em 3 castas (Catarrato, Perricone e Nero d’Avola).

Como de costume segue a descrição deste vinho.

 

Perricone One Sicília DOC 2017 – Castelluccimiano

 

Cor – Vermelho escuro, denso.

Perfume – Notas frutadas importantes e bonitas de amoras, ameixas e pétalas de violetas frescas com alternâncias de tabaco fino, alcaçuz e leves lampejos de hortelã.

Sabor – Encorpado e intenso na medida certa, macio e fresco (boa acidez) possui uma textura tanica suave e envolvente com um final de boca bem frutado e notavelmente persistente.

Um vinho que confirmou as espectativas perante a casta e diz a respeito que ainda se produz vinhos de verdades, sinceros e autênticos.

Um vinho que nos satisfez e confirmou nossas expectativas em relação a este rótulo, produzido por uma vinícola pouco conhecida e com um potencial único.

Classificação no Blog: IL VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *