Viagem e Feira Vinitaly 2018

Querido Leitor, fui para a Italia levar um pequeno grupo de clientes para conhecer a Sicilia e um pouco de Verona, Venezia e Lago di Garda (região do Veneto).

Uma viagem regida por um sol maravilhoso da primavera italiana que nos acompanhou também na visita a feira de vinho (Vinitaly 2018), que ocorreu em Verona do dia 15 a 18 de Abril, o evento mais importante do mundo por tamanho do gênero.

Um evento que começou desde o primeiro dia com a presença “abundante” de políticos que estavam buscando naquele labirinto de vinhos, novas coalizão do governo.

Brincadeiras a parte, os políticos sabem muito bem que a enologia italiana não é só uma força econômica, representa plenamente a imagem de estilo de vida e cultura de uma inteira nação.

Os pavilhões estavam super lotados de jornalistas, blogueiros, importadores, sommeliers, amantes dos vinhos, donos de restaurantes, em busca dos últimos lançamentos das vinícolas ou para  provar os vinhos mais premiados, famigerados.

Hoje em dia algumas vinícolas foram adquiridas por atores de cinema, cantores,  apresentadores de TV, jogadores de futebol entre outros personagens blasonados deixando ainda mais glamoroso o evento (Andrea Bocelli • Azienda Agricola Albero Bocelli na Toscana,  Sting • Azienda Agricola Il Palagio in Valdarno na Toscana, Salvatore Ferragamo • Il Borro di San Giustino Valdarno na Toscana, Gianna Nannini • Certosa di Belriguardo em Colli Senesi , Bruno Vespa • Vespa Vignaioli di Manduria na Puglia, Al Bano • Cantine di Albano di Cellino San Marco na Puglia, etc, etc…)  

Dezenas e dezenas de programas de degustações eram oferecidas por vinícolas renomadas ou regiões especificas (Barolo, Etna, Manduria, Taurasi e outros terroir) para transferir conhecimentos a quem estava buscando informações didáticas.

Visitei o pavilhão “Green”  de vinhos Bio, Artesanais e Sustentáveis, uma oferta de vinhos baseada numa filosofia de produção cada vez mais procurada por um público mais seleto e em crescente aumento.

Não menos importante o pavilhão dos Azeite e dos alimentos de determinadas regiões da Italia, que estava uma verdadeira perdição.

Muitas informações num mega espaço, onde tudo é regido por homens (produtores) que durante o ano enfrentam dificuldades e levam o seu trabalho final na frente de um público frenético e ávido de informações.

Este ano mais uma vez, segundo as imprensas locais os pavilhões mais visitados foram o da Sicilia e depois da Puglia, mas em termos de exposição e marketing a Toscana sempre é mais perspicaz  em sua comunicação visual, sempre surpreende (conforme fotos), como as ampolas de vidros com os aromas que se encontram nos Chianti Classico, uma forma inteligente, bonita e didática.

Não menos procurados os pavilhões do Piemonte repleto de degustadores afins a degustar sua majestade os “Barolos” e conferir também as últimas novidades não menos preciosas dos vinhos da Sardegna, Molise, Calabria, Lombardia, Umbria e outros.

Vale recordar que este evento aconteceu em Verona (Veneto), terra do Amarone della Valpolicella, razão pela qual até a lojas na cidade enfeitaram as vetrines com centenas de garrafas do famigerado vinho.

Visitei também o pavilhão de cervejas, um mundo repleto de novas “Birrerie” cervejarias artesanais que cada vez mais disputam o mercado com produtos sofisticados e diferenciados.

Enfim sempre que eu posso frequento a Vinitaly para poder reencontrar alguns amigos produtores da Sicilia e me abastecer de novidade, numa cidade que por si só merece sempre ser visitada pela sua beleza, história e energia do seu povo.

A próxima edição acontecerá do dia 7 a 10 de Abril de 2019,  alla salute.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *