Cerasuolo di Vittoria DOCG 2017 – Feudo di Santa Tresa

Cerasuolo di Vittoria é até o momento o único DOCG da Sicilia. Está tipologia de vinho atual nasceu em 1606, quando foi fundada a cidade de Vittoria, a sua fundadora Vittoria Colonna Henriques presenteou na época os seus colonos com um hectare de terra a condição que outro hectare fosse cultivado com videiras.

A partir deste momento nesta região ao sul da Sicilia o cultivo dos vinhedos tiveram uma enorme expansão, pois a política incentivava  e era favorável.

Em 1777 com a isenção de imposto sobre o mosto ocasionou mais um aumento considerável dos números dos vinhedos.

No fim do mesmo século chegou assim como no resto da Italia a filoxera destruindo grande parte dos vinhedos. A crise econômica derivada pelo parasita e a guerra comercial com a França após o declino do fornecimento de vinhos alcoólicos e de cor intensas fez com que os produtores locais modificassem a produção de vinhos para menos alcoólicos, perfumados e frescos, praticamente mais aptos a acompanhar as refeições, o que seria o atual Cerasuolo de Vittoria.

Está denominação é obtida com a assemblage de duas castas notoriamente autóctonas da ilha, a Nero d’Avola e a Frappato (que no dialetto siciliano significa perfumada). A Nero d’Avola deve estar presente com um mínimo de 50% e um máximo de até 70%, enquanto a Frappato mínimo 30% até 50%. Praticamente o encontro da força da primeira casta aliada a elegância e aromaticidade da segunda, fazem dele um vinho de personalidade forte, tanto de receber o status de DOCG em 2005.

A cidade de Vittoria se encontra na província de Ragusa, onde é permitido produzi-lo em determinada áreas da mesma, juntos a pequenas áreas das províncias de Catania e Caltanisetta. Aproximadamente cerca de 20 produtores estão autorizados a produzir está tipologia de vinho, uma dela é a vinícola Feudo di Santa Tresa localizada no coração desta DOCG. Aqui os proprietários vindo do norte da Itália adquiriram a propriedade em 2001 e implantaram nela um novo projeto. Olhando para o futuro sem esquecer o passado das tradições locais, produzindo com técnicas antigas reinterpretando com consciência e conhecimento.

A filosofia da empresa é produzir com método verdadeiramente biológico pois só assim se preserva a autenticidade de um vinho, um trabalho que investe na tipicidade dos produtos. Poucos rótulos vem para o Brasil desta vinícola, com sorte o Cerasuolo de Vittoria é importado, e é dele os comentários a seguir.

Na produção as 2 uvas foram colhidas em momentos diferentes do mês de setembro. A Nero d’Avola fermentou em barris grandes Eslovenos enquanto a Frappato foi fermentada em tanque de inox. Após várias remontagem e a fermentação definitivamente concluídas os “dois vinhos” serão assemblados para obter o Cerasuolo.  Daqui em diante o mesmo passara em madeira por um ano, para depois ser comercializado.

Cerasuolo di Vittoria DOCG 2017 – Feudo di Santa Tresa 

Cor – Rubi intenso e límpido.

Perfume – Aromas nítidos de frutas como ameixas, amoras selvagens assim como pequenas frutas vermelhas de bosco com uma trama meio picante e mentolado.

Sabor – Vinho mediamente corposo, bem agradável apoiado de um frescor confortável. Macio com taninos perceptíveis mas calibrados com dosagem orquestrada.

Um vinho que te conquista pela sua facilidade de beber, agradável, mas intrigante, cativante e aristocrático de personalidade marcante. Grande companheiro da gastronomia siciliana. Produto este proveniente de uma região que ainda não foi contaminada pelo modismo internacional.

Classificação no Blog: VINO, VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *