Taurasi Issàra DOCG 2016 – Terre del Principato

Taurasi, um dos grandes vinhos da Itália, provavelmente o melhor do sul da península, a ponto de ser “considerado o Barolo do sul da Italia” pela sua longevidade e por possuir complexidades organolépticas.

Vinho produzido na Província de Avellino na região da Campania, bem pertinho da famosa cidade de Napoli.

A Aglianico é a casta utilizada para produzir este vinho, trazida antigamente pelos gregos, esta videira considerada rabugenta, de amadurecimento tardio e complicado, de difícil manuseio, difícil de vinificar, de taninos nervosos que demoram para se “acalmarem”. A sua vinificação pode tornar este vinho em banal ou sublime.

A área geográfica onde se produz o Taurasi se chama Irpinia, um território rústico com solo marcado pelos traços vulcânicos/arenosos, uma terra com perfis bem marcados e sabores fortes. Neste contexto culturalmente histórico da Itália (Magna Grécia e depois Império Romano) aqui os vinhos produzidos exprime seriamente uma identidade incopiável e própria.

A vinícola Cantine di Tufo, vem de uma família de vinicultores da cidade de Napoli, a família La Marca que contribui e se dedica com paixão aos clássicos vinhos da Irpinia entre este justamente ao Taurasi.

O vinho em questão se chama Issàra, produzido na Comuna de Montemarano com 100% de Aglianico e envelhecimento de 24 meses entre tonneaux e barrique.

 

Taurasi Issàra DOCG 2016 – Terre del Principato

 

Cor – Vermelho Rubi com traços púrpura que ainda mancha o copo (extremamente jovem)

Perfume – Muita fruta vermelha, leve toque mentolado com pimenta escura e cacau.

Sabor – Corposo, robusto com taninos agraciados pelas frutas vermelhas, de retrogosto longo e seco não apresenta nenhum vestígios de doçura.

O corpo, a estrutura, a textura tanica e a cor mostram claramente ser um vinho do sul da Italia.

Este Taurasi no exame visual mostra ser jovem e depois em seus aromas ainda não evoluídos me faz pensar que provavelmente deveria ter esperado mais tempo para abri-lo. Mas só abrindo para saber……Quem sabe terei a oportunidade de provar a mesma safra em outra oportunidade.

Alla prossima…..

Classificação no blog: Vino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *