Aska Bolgheri Rosso DOC 2017 – Castello Banfi

Bolgheri, um território/distrito da Toscana cada vez mais preste a se tornar o grande ícone da Itália.

Uma região não distante da costa Toscana que começou a partir dos anos 80 a produzir vinhos potentes e aristocráticos (Super Toscano) a partir do momento que os produtores locais intenderam que a casta Sangiovese onipresente na Toscana inteira deveria ceder espaço as castas bordalês (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e mais tarde também a Syrah), pois seu terroir é muito similar, “parecido” em alguns aspectos a famigerada área de Bordeaux na França (solo inclusive pedregoso, areia calcária e argila).

Um pequeno distrito que começou sua escalada em torno da lendária Tenuta San Guido famosa para produzir o Sassicaia.

Área vinícola que mais cresce devido a presença de propriedades boutiques e da produção de vinhos importantes dentro do panorama mundial.

Por óbvios motivos várias vinícolas renomadas da Italia proveniente de outras regiões quiseram fincar raízes neste recanto extraordinário, levando conhecimento e elevando assim todos os vinhos por lá produzidos.

Os 64 produtores presentes em Bolgheri entre eles Tenute San Guido, Ornellaia, Camarcanda de Angelo Gaia, Le Macchiole, Tenuta Argentiera etc, etc produzem exclusivamente vinhos destinados a um consumidor exigente.

Ao sul da comuna de Castagneto Carducci (em Bolgheri) uma das mais importantes vinícolas da Toscana a Castello Banfi comprou a pouco tempo uma pequena propriedade com apenas 5 hectares onde por enquanto até o momento produz um único vinho chamado de Aska, nome conferido em  homenagem a cultura etrusca muito forte antigamente nessa região.

Produzido conforme disciplinar da DOC Bolgheri, neste caso específico Cabernet Sauvignon com Cabernet Franc passando sabiamente por 10 meses em barrica.

 

Aska Bolgheri Rosso DOC 2017 – Castello Banfi

 

Cor – Rubi bem intenso com reflexos ainda levemente violeta.

Perfume – Mix de frutas vermelhas e pretas selvagem de bosques se alternando com pequenas notas terciárias de tabaco, pó de café e especiarias.

Sabor – Um vinho de médio corpo com taninos presentes, firmes (típicas das castas) mas sedosos, limpos, domados. Possui uma justa e equilibrada acidez bem marcada pelas frutas vermelhas maduras e concentrada, tendo um final bem envolvente e persistente.

Um vinho que mesmo não sendo a máxima expressão em Bolgheri, possui uma qualidade impecável, fazendo amplamente contexto e juízo ao lugar de proveniência e produção.

Um vinho verdadeiramente bom que merece vocês adquirirem.  Por não ser caro e possuir inúmeras qualidades técnicas confiro o meu melhor voto.

Classificação no Blog: Il Vino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *