Arquata Sagrantino di Montefalco DOCG 2004  Adanti

A Sagrantino é uma casta autoctona típica da região da Umbria e a comuna (cidade medieval) de Montefalco é o seu lar mais apropriado na Itália.

Esta uva era usada antigamente para confeccionar vinhos para celebrar a missa, por isto o nome da uva começa com a palavra Sagra de sacramento, de sagrado.

Poucos produtores e sobretudo poucos os capacitados em domar esta casta altamente tânica (entre as castas mais tânicas do mundo).

Os Sagrantinos normalmente são de grande estruturas com longevidades extraordinárias.

Mesmo esta área (Montefalco) não sendo muito grande existe dentro dela tecnicamente 4 sub-regiões conforme o conteúdo do solo :

A – Conglomerados fluviais

B –  Argilas lacustres e areias

C – Inundações

D – Marne

Em função da área de plantio os vinhos adquirem logicamente estruturas, cargas aromáticas, tanicidade e longevidade diferenciada.

No caso a Vinícola Adanti fica ao sul do pequeno distrito de Bevagna (Perugia) ao norte de Montefalco, com vinhedos tendo solos argilosos e arenosos, o que sugere vinhos de impactos aromáticos e outras qualidades.

A Adanti foi fundada nos anos 60 e desde do começo sua marca registrada é a qualidade, os seus produtos são sempre compras seguras.

Este Sagrantino depois de sua vinificação em tanque de inox, passou em tonneaux de madeira por 28 meses, para depois ainda repousar 1 ano em garrafa.

Arquata Sagrantino di Montefalco DOCG 2004  Adanti

Cor – Vermelho granada com halo aquoso bem perceptível.

Perfume – Revela traços de aromas de blueberry, baunilha, tabaco velho, canela, chocolate e restos de mentol.

Sabor – Ainda presente o resto de um ataque tânico (típico da casta) , já que o tempo lapidou. Ainda presentes e persistentes são os sabores de amoras escuras e cerejas pretas.

Um vinho que esta prontíssimo, lapidado,  mantendo ainda o carisma da casta (“arrogante na sua natureza”).

Classificação no Blog: Vino Vino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *