Evento e Degustação da Fattoria dei Barbi

Hoje (08/08) a convite de uma importadora renomada tive a oportunidade de conhecer a Manager Export (Srª. Raffaella Guidi Federzoni) e provar alguns vinhos que já conhecia a muitos anos.

A vinícola em mérito é a  Fattoria dei Barbi,  uma cantina que possui terra em Montalcino a mais de 700 anos, conforme relato da Srª Raffaella.

Estou perante uma empresa historicamente quase pioneira, fundada (1352) pela família Colombini, que através de várias gerações conseguiu “enraizar-se” no tempo, e por isso é portanto uma cantina de tradição indiscutível em uma das áreas agrícolas mais valorizadas do planeta (eles ficam no centro-este da DOCG Montalcino).

A Fattoria de Barbi também possui vinhedos que adquiriu em 1997 em Scansano (Maremma) onde produz o vinho Morellino de Scansano.

Nem todos os rótulos produzidos são trazidos pela importadora, nesta tarde de degustação conduzida pela manager provei 4 tintos que estão presente no nosso mercado.

Todos eles produzidos cuidadosamente desde o vinho de entrada até o Brunello di Montalcino (Brusco de Barbi, Morellino di Scansano, Rosso di Montalcino e Brunello di Montalcino).

O ator principal como no poderia ser diferente foi a casta Sangiovese, onde nesta apresentação mostrou as suas qualidades e nuances.

Sem desmerecer os 3 primeiros vinhos só comentarei por enquanto o Brunello di Montalcino por ser o mais valioso entre os apresentados.

Um rótulo que é muito importante para a Cantina porque começaram a produzir este vinho a partir de 1892, portanto mais de 100 anos produzindo e levando para o mundo a fora.

Um Sangiovese grosso, plantado assim como mencionado anteriormente no centro-este da DOCG de Montalcino, em solo um pouco argiloso na primeira camada e a partir da secunda camada uma textura arenosa e mista conforme os relatos da representante da Fattoria de Barbi, um vinho que estagia no mínimo 24 meses em madeira.

Em uma outra ocasião comentarei mais desta famosa celebre cantina.

Brunello di Montalcino DOCG 2011  Fattoria dei Barbi

Cor – vermelho com pouquíssimo reflexo granada, bem límpido.

Perfume –  Bem percebíveis os aromas de cereja, frutos de bosques, mentolado e licor de marasca.

Sabor –  De boa estrutura, bem equilibrado com taninos limpos, já esmerilhados. As frutas vermelhas escuras são persistentes com um bom final de boca.

A meu ver um  vinho que a madeira foi milimetricamente bem usada, sem amadeirado, um Brunello talvez mais moderno, menos cansativo mais agradável, de boa textura.

Classificação no Blog : VINO VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *