Eughenès Zibibbo Sicilia DOC 2020 – Cantine Europa

A Zibibbo originária do Egito na época do Império Romano era chamada de Vitis Apianae por atrair as abelhas (por conter bastante açúcar) é também chamada de Moscato Romano.

Da família da Muscat d’ Alessandria foi trazida pelos fenícios e se adaptou de forma extraordinária dentro da Sicilia.

Existem 2 variedades desta casta, uma a de casca amarela que produz vinhos mais complexos e longevos e outra de casca esverdeada que quando madura gera vinhos menos complexos e menos longevos. Considerada uma casta aromática, possui 3 incontestáveis qualidades, praticamente muito boa para comer (uva de mesa), ótima para fazer vinhos secos e surpreendente para passifica-lá e obter vinhos de sobremesas.

Exatamente na Ilha de Pantelleria (pequena ilha que pertence a Sicilia, mas mais próxima da Tunisia) ela é a rainha onipresente.
Por aqui os Árabes antigamente entenderam que as condições Edafoclimáticas da ilha (ventos, terra vulcânica, alta temperatura) eram condições propícias para o Appassimento das uvas, gerando assim um vinho que hoje é chamado de Passito di Pantelleria, um vinho de sobremesa muito importante dentro do panorama da enologia italiana, vale dizer que Zibibbo em árabe significa uva passa.

Este tipo de vinho possui uma densidade expressiva de aromas e sabores muito pecuniária e únicos.

Mas nós últimos anos alguns produtores renomados sicilianos começaram a enxergar um novo caminho, uma nova interpretação, uma nova história, uma nova e agradável realidade, a vinificação em seco. Obviamente a Sicilia por ser uma ilha possui uma grande variedade de pratos a base de peixes, e aqui a Zibibbo vinificado em seco entra em jogo para valer.

A sua aromaticidade quase é uma marca registrada com impronta digital (acácia, flor de laranjeiras e jasmin), bom frescor, elegância, fácil de beber… enfim qualidades apreciadas pelos enófilos.

Por minha indicação convidei um importador italiano a trazer a Zibibbo para o Brasil, praticamente uma novidade após a Pandemia, este vinho chegou bem no final de 2021.

A cantina Europa que produz este Zibibbo é uma realidade importante em termo de volume e qualidade na região de Trapani. Uma empresa dinâmica e moderna que exporta para vários paises.

Eughenès Zibibbo Sicilia DOC 2020 – Cantine Europa.

Cor – Amarelo pálido com reflexos esverdeados.

Perfume – Bouquet ” clássico para está casta de flor de laranjeira”, flor de sabugueiro e frutas brancas.

Sabor – Macio, elegante, envolvente, agradável e encantador a cada gole, com retrogosto finemente seco e sem rastros de doçura.

Vinho que representa bem de alguma forma a nova imagem para está casta, um produto solar assim como a Sicilia.

Classificação no blog: VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *