Marzaiola Lacrima di Morro d’Alba DOC 2019 – Terre Monte Schiavo

Lacrima di Morro d’ Alba, casta rara sobrevivente da viticultura medieval da região do Marche.

Lacrima é a casta e Morro d’ Alba é a cidade/comuna onde é produzido.

Vinho de notória tradição local inclusive era apreciado pelo Imperador Frederico I (Rei da Alemanha em 1152, conhecido como Frederico Barba Ruiva) que invadiu a Itália na época e conquistou o castelo de Morro d’Alba na província de Ancona (Marche).

Essa casta antigamente também era encontrada na Toscana, Emília Romagna, Úmbria, Campania e Puglia mas nas últimas décadas foi retiradas destas regiões sendo substituídas por castas mais produtivas e resistentes pois está videira é muito exigente, difícil de cultivar, de manuseio e sensível aos parasitas.

Á beira da extinção, em 1985 o reconhecimento a DOC (denominação de origem controlada) sancionou sua importância no panorama ampelográfico italiano decretando seu renascimento e renovado interesse.

A região do Marche faz fronteira ao sul com o Abruzzo, a oeste com a Úmbria, ao norte com um pouco da Toscana e com a Emília Romagna enquanto todo o lado este é acariciado e tocado pelo mar Adriático. Considerada colinar ela é espremida entre as montanhas (appeninos italianos) e o mar.

O vento seco, a briza do mar, boa exposição solar, cria um microclima adequado para o cultivo das videiras. Está área DOC se encontra a cerca de 25km do mar num contexto particularmente rico na biodiversidade tanto que representa um ponto privilegiado e é parada obrigatória de animais migratórios.

A vinícola Azienda Agrícola Tenute Pieralisi justamente que produz este rótulo por estar numa área de proteção natural atua com os máximos cuidados com o profundo respeito ao território circunstante e seus ciclos naturais, produzindo vinhos certificados biológicos e veganos, produtos distantes dos convencionais.

É importante citar que as uvas desta casta quando estão em época de maturação se rompem ligeiramente deixando escorrer algumas “gotas” do suco, por isto o seu nome de Lacrima, também para manter sua gama de aromas delicados intactos a sua vinificação normalmente é em inox e dificilmente tem passagem na madeira.

 

Marzaiola Lacrima di Morro d’Alba DOC 2019 – Terre Monte Schiavo

 

Cor: Rubi, límpido, lúcido e transparente sem defeitos visívos.

Perfume: Aos poucos aromas de pétalas de rosas, violetas, lavanda se alternam com a da casca da bergamota, aromas sutis e não impactantes.

Sabor: Sabores associados a uma estrutura delicada, harmônica e persistente. Pequenas frutas vermelhas de bosque, um sutil alcacuz. Acidez, álcool e taninos mediamente balanceados e discretos.

Considerando o lugar de proveniência, sua origem, história e problemáticas da casta é um vinho certamente entre os desconhecidos da Itália, mas uma demonstração autêntica de como um vinho vegano pode conter qualidades e elegância dentro de um contexto que começa deste a condução das videiras no campo até a produção do próprio vinho dentro das regras.

Um vinho que não pode ser comparado com os demais produzidos nas técnicas e formas convencionais.

Classificação no blog: VINO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *