Barolo Castiglione 2011  Vietti

Provar um Barolo (o rei dos vinhos ou o vinho do rei) é sempre uma emoção, quando este vinho ainda é de uma vinícola como a Vietti, se torna um dupla emoção.

Esta cantina histórica é fixada “nas raízes” na comuna de Castiglione Falletto na Província de Cuneo-Piemonte, onde produz várias castas clássicas locais como a: Arneis, Dolcetto, Barbera, Freisa e a Nebbiolo com as quais produzem um Barbaresco e vários Barolo conforme as origens dos vinhedos, exemplo (Barolo Castiglione, Barolo Rocche di Castiglione, Barolo Lazzarito, Barolo Brunate, Barolo Ravera e Barolo Riserva Villero)

Sem arrogância nenhuma Barolo não é vinho para principiante, vários fatores são determinantes na elaboração do mesmo, portanto na hora de degustá-lo precisa ter  um mínimo de conhecimento dos terroirs de cada comuna onde é permitida a elaboração dos Barolo, saber o quanto tempo a uva ficou macerando (extração de componentes) e qual tipo de barrique ou botti grandes o líquido foi amadurecendo antes de entrar nas garrafas.

Enfim Barolo para mim não é um vinho só aristocrata mas um produto que nos remete a um território complexo e de difícil interpretação, sem citar ainda que nem sempre sabemos o que ocorreu numa específica safra, portanto sempre devemos tomar os devidos cuidados em julgar um vinho alí produzido.

Vale mencionar pelo menos que este Barolo é feito com uvas colhidas em vários vinhedos diferentes, de idade entre 7 a 35 anos, vinificadas separadamente para melhor expressar suas qualidades e amadurecidas em madeiras por 24 meses.

Degustação : Barolo Castiglione 2011 Vietti

Cor – Vermelho quase rubi, límpido e luminoso.

Perfume – De boa complexidade de aromas de frutas entre eles a Cereja e Ameixa com moderados e agraciados tons de alcaçuz e estrela-de-anis.

Sabor – Presente como esperado a  finíssima força tânica  da casta neste caso nunca pungente, cada gole é complexo, amplo com leve fundo balsâmico, um final linear e discretamente profundo.

Um vinho elegante, quase totalmente esmerilhado, pronto mesmo sendo de uma safra relativamente nova, o que me surpreendeu um pouco.

Classificação no Blog: Vino Vino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *